Antenas RFID | OxxCode Mobility Solutions
Menu

Antenas RFID

As antenas RFID transmitem ondas com características elétricas e magnéticas que são conhecidas como ondas eletromagnéticas.

Existem 3 tipos diferentes de antenas RFID:

  • Polarização Linear: As ondas eletromagnéticas se propagam completamente em um só plano (Horizontal ou Vertical) na direção da propagação do sinal. Essa é a melhor propagação de sinal quando a orientação da Tag que pretende ser lida, é conhecida e permanecerá fixa. As antenas e as tags devem encontrar-se no mesmo plano de polarização para obtenção das melhores taxas de leitura.

  • Polarização Circular: As ondas eletromagnéticas se propagam em 2 planos criando um efeito circular (como um saca-rolhas) fazendo uma volta completa em um pré determinado comprimento de onda. Desde que a antena continue emitindo um campo eletromagnético rotacional, qualquer tag nesse caminho será lida, não importando nesse caso a sua orientação. Esse é a melhor polarização quando a orientação da tag é desconhecida, porém existe uma atenuação de sinal de pelo menos 3dB quando comparado as antenas de polarização linear. As antenas de polarização circular podem ser: para o lado esquerdo ou para o lado direito, mais conhecidos como RHCP e LHCP.

\

Mono estática Circular ou Bi estática Circular

As antenas RFID de polarização circular podem ser divididas nessas 2 categorias.

  • Mono estática: é o tipo mais comum de antena,  a mesma porta que envia o sinal é a mesma utilizada na recepção. Os leitores RFID em geral podem ter 1, 2 ou 4 portas de leitura. Em alguns casos existe uma porta LBT (Listen Before Talk) que acaba tornando-se a 5 porta de leitura. Nas antenas Monoestáticas a sinal é transmitido primeiro e depois é recebido pela mesma porta.
  • Bi estática: utiliza 2 antenas RFID no mesmo equipamento (case), uma porta fica responsável pela transmissão e outra somente pela recepção. Os leitores RFID normalmente tem 8 portas (4 para transmitir e 4 para receber) sendo assim cada porta está sempre ativa, seja para transmitir ou para receber.

O tamanho da antena é proporcional ao seu alcance, quanto maior a antena maior a performance de leitura. 

Potencia – Decibel dB

As antenas RFID estão sintonizadas para enviar apenas uma estreita faixa de frequência que são parametrizadas pelo sistema RFID. Os sistemas RFID usam o decibel (dB) para mensurar o ganho das antenas, a atenuação do sinal pelos cabos e a potência de saída do leitor.

Curiosidade:

– 3dB de GANHO é igual a um aumento de 2 vezes do sinal que sai do leitor para a antena. Ao contrário uma perda de 3dB é uma PERDA de 50% do sinal.
– 10dB de GANHO é igual a um aumento de 10 vezes do sinal. Ao contrário uma perda de 10 dB é igual a uma PERDA de 90% do sinal
– 20dB de GANHO é igual a um aumento de 100 vezes do sinal. Ao contrário uma perda de 20 dB corresponde a uma PERDA de 99%.

Cabo Coaxial

Ao conectar as antenas ao leitores é utilizado um cabo coaxial, que dependendo de sua especificação ou comprimento pode atenuar o sinal e diminuindo o ganho da antena.