5 erros mais comuns | OxxCode Mobility Solutions
Menu

5 erros mais comuns

1 – Selecionar o TAG RFID errado

Isso parece básico mas muitas pessoas acreditam que o RFID é parecido com o código de barras, mas a verdade é que existem grandes diferenças. Por exemplo: Não é porque você consegue ver a TAG que necessariamente o leitor também conseguirá vê-la. Ao contrário também, se você não consegue ver a TAG não implica necessariamente que o leitor não consiga lê-la.

Muitas pessoas ainda tentam usar um leitor/coletor de dados RFID como se fosse um leitor de código de barras e não percebem que estão lendo não existe nenhum feixe de luz saindo da frente do leitor/coletor. Em minha opnião: O RFID ainda é muito novo para muitas pessoas e diferentes TAGS RFID tem diferentes performances.

Nota: Tags UHF funcionam no metal e podem ser lidas na água. Basta que você entenda que combinação entre TAG, READER e ANTENA utilizar.

2- Usar BAP Tags ( Battery Assisted Passive) para aumentar a performance de leitura

Ao utilizar-se dessa tecnologia você deve ter mente que é necessário também utilizar um reader RFID mais sensível, caso contrário você não perceberá nenhuma diferença na performance de leitura. Quando usadas com o leitor correto é possível atingir distâncias de 120 metros.

3- Selecionar a Antena errada

É muito comum observar a falta de conhecimento quando o assunto se refere a propagação do sinais RF emitidos por uma antena. Atuando de forma completamente distintas tanto em formato quanto no que se refere a polarização, cada uma se aplica a uma condição específica de aplicação.

Dica: Antes de comprar qualquer equipamento RFID consulte o seu integrador para que ele faça a correta especificação do modelo mediante a aplicação que será utilizada. 

4- Instalação Incorreta

Essa sem dúvida é a parte mais importante de todo o projeto, não basta apenas ter os equipamentos corretos se a instalação for realizada de maneira incorreta. Todo um projeto pode ser comprometido se ao final essa instalação não atender as especificações definidas em projeto. 

É muito importante o papel do integrador nesse processo, pois ele será o responsável pelo sucesso dessa operação. Consulte implantações já realizadas anteriormente para se assegurar do sucesso de seu projeto.

5- Escolha errada do software de integração

De longe o mais oneroso erro a ser cometido é a escolha equivocada do software de integração. Uma parte muito importante nesse processo e que muitas empresas não se atentam é quanta a escalabilidade do software. Isso significa que o software deve suportar a ampliação das operações sem que para isso necessite ser totalmente refeito, o que de fato temos visto acontecer muito por aí.

Jamais subestime a importância de um software que deve contemplar leituras RFID, sensores wireless, feedback devices, etc, e transformar toda essa informação em regra de negócio utéis e que possam ser postas em prática.

Existe muito a ser dito a esse respeito, mas de forma sintética deixamos nosso recado para aqueles que desejam implementar um sistema RFID em sua empresa/operação.

A Oxxcode Mobiliy Solutions conhece e reconhece todas essas situações e está apta a implantar e especificar projetos RFID de qualquer natureza. Estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.

Oxxcode RFID Enginner