Inlays RFID | OxxCode Mobility Solutions
Menu

Inlays RFID

Inlay RFID

O que é “Inlay RFID”?

Inlays são os componentes básicos de um etiqueta RFID. Um inlay é formado por um chip RFID e por uma antena dipolo de alumínio, cobre ou prata. Os dois geralmente são ligados por uma presilha.
O inlay por si só não possui funcionalidade, devendo ser encapsulado primeiro de acordo com o uso que terá, o que o transforma em uma etiqueta RFID. O processo de encapsulamento pode ser tão simples quanto colocar o inlay junto a uma etiqueta de papel adesivo convencional, criando então uma “smart label”. O inlay pode ainda ser encapsulado em materiais especiais, que permitem a utilização em ambientes metálicos ou com presença de líquidos, criando “etiquetas metálicas”. Assim, embora não exista grande variação e custo de um tipo de um inlay para outro, o encapsulamento acaba impactando muito o valor final das etiquetas.
Há dois tipos básicos de inlays: o wet inlay e o dry inlay:
Os wet inlays possuem uma parte adesiva fixada na parte de trás, com uma camada de tereftalato de polietileno (PET) ou PVC. Geralmente, são utilizados para produzir tags (etiquetas) RFID do tipo “smart label” e pode até mesmo ser usados diretamente quando aplicados sobre substratos de papel, como em aplicações do tipo gerenciamento de documentos.
Já os dry inlays são inlays que são anexados ao substrato do material, no desenvolvimento de etiquetas metálicas, para uso veicular  ou lavanderia, entre vários outros casos.
Dessa forma, fica claro que um mesmo inlay não funciona para diferentes tipos de aplicações RFID. Os que são designados para uso em metal, por exemplo, não funcionam tão bem quando aplicados em plástico ou madeira.
Além dessa distinção básica, outra classificação usada para distinguir um tipo de inlay de outro é o chip utilizado no mesmo. Conforme pode ser visto nesse artigo, o tipo de chip define várias especificações técnicas, como freqüência de operação, tamanho de memória, etc.
Dado que fabricantes diferentes de inlays podem usar o mesmo chip RFID, o diferencial de uma inlay para outro se dá antes de mais nada pelo tipo de desing da antena (que não deve ser confundida com antena acoplada ao leitor). Como regra geral quanto maior a antena melhor a sensibilidade, e distância de leitura, porém o desing (forma da antena) em si impacta bastante esse itens, e a própria qualidade da fabricação, como qualidade da soldagem feita entre o chip e a antena.
Da mesma forma como o tamanho e o formato da antena interferem na sua velocidade e alcance de leitura, o material em que as antenas são produzidas também influencia bastante na sua função – fato que ocorre devido a cada característica química resultante da aplicação da prata, do cobre ou do alumínio. Geralmente, uma antena de cobre é um pouco mais cara que as demais, no entanto, proporciona uma maior capacidade de leitura, com um maior alcance.
Os inlays são oferecidos no mercado em rolos, cada um contendo de 5 mil a 20 mil inlays, prontos para serem utilizados nas tags.