Mifare | OxxCode Mobility Solutions
Menu

Mifare

1. O que é MIFARE?

MIFARE é uma tecnologia de RFID que opera na frequência de 13,56 MHz sem contato. A MIFARE é considerada uma tecnologia de “cartões inteligentes”. Essa tecnologia caracteriza-se pela possibilidade de ler e gravar em um cartão. Na realidade, o MIFARE é basicamente um cartão de memória (em contraposição a um cartão de processador).

O cartão inteligente MIFARE sem contato e a leitora/gravadora de cartões MIFARE foram originalmente desenvolvidos para realizar transações de pagamento em sistemas de transporte público. Tendo em vista seu restrito alcance de leitura, o MIFARE só era adequado para executar funções de acréscimo/decréscimo. Embora os cartões inteligentes com contato possam também executar essas mesmas funções, as leitoras sem contato são mais rápidas e fáceis de usar. Além disso, não requerem praticamente nenhuma manutenção nem desgastam os cartões.

2. Qual o alcance de leitura característico de uma leitora de cartões inteligentes MIFARE sem contato?

O alcance de leitura característico de uma leitora de cartões inteligentes MIFARE sem contato é de 2,5 a 10 cm.

3. É possível usar uma leitora de cartões inteligentes MIFARE sem contato em um sistema de controle de acesso existente?

A leitora de cartões inteligentes MIFARE sem contato pode ser usada em um sistema de controle de acesso existente. Algumas questões técnicas, porém, devem ser levadas em conta:

O cartão MIFARE padrão é previamente programado com um número de série exclusivo de 32 bits. Esse número é aleatório e não contém código de empresa. Se no momento você estiver usando outro formato de bit em seu sistema de controle de acesso e desejar usar simultaneamente leitora e cartão MIFARE sem contato de 32 bits, lembre-se de verificar se o sistema de controle de acesso que está sendo utilizado aceita simultaneamente vários formatos de bit e códigos de empresa.

4. Qual a quantidade de memória do cartão HID MIFARE?

Geralmente é de 1 Kbyte de memória EEPROM, porém existem modelos de 4 Kbyte.

5. De quantos setores um cartão MIFARE dispõe?

O cartão MIFARE dispõe de 16 setores distintos, os quais podem ser configurados como carteira eletrônica (e-purse) ou para armazenar dados gerais. O primeiro setor normalmente é usado como diretório para o restante do cartão, reservando 15 segmentos para dados ou carteira eletrônica.

6. Quantas aplicações podem ser executadas com um cartão MIFARE?

No máximo 15 aplicações diferentes podem ser armazenadas em um cartão MIFARE, e essas aplicações ficam separadas e protegidas umas das outras por meio de chaves exclusivas (senhas) para cada setor. A única exigência é que os fornecedores de diferentes aplicações participem do programa Diretório de Aplicações MIFARE (MIFARE Applications Directory – MAD) e que as chaves para esse diretório sejam disponibilizadas para todos os fornecedores.

7. Qual o padrão ISO usado no cartão MIFARE?

A tecnologia MIFARE de 13,56 MHz sem contato atende à norma ISO 14443, Tipo A. Esse cartão foi projetado para que você incorpore um módulo opcional de chip inteligente de contato; se fizer isso, o MIFARE atenderá também à norma ISO 7816. Esse cartão foi projetado para ter fita magnética. Com essa configuração, ele atenderia também à norma ISO 7811.

8. Os dados do MIFARE são criptografados?

A transmissão de dados por RF entre o cartão MIFARE e a leitora é criptografada. Entretanto, os dados que armazenamos no cartão não são criptografados. O acesso aos dados é protegido por uma chave de 48 bits. Portanto, os dados só podem ser lidos por uma leitora que disponha de uma chave correspondente.

A tecnologia MIFARE de fato possibilita a autenticação mútua entre o cartão e a leitora. Nesse processo, é gerado um número aleatório; com base nas chaves, é enviada uma mensagem do cartão à leitora. Em seguida, a leitora envia uma mensagem de resposta ao cartão. Para certificar a validade do cartão apresentado, isso é realizado três vezes.