BAP Tags | Battery Assisted Passive | OxxCode Mobility Solutions
Menu

BAP Tags | Battery Assisted Passive

Tags RFID passivas necessitam da energia gerada pelos leitores para energizarem o chip e posteriormente responder ao sistema (backscatter). Em virtude dos materiais adjacentes as tags muitas vezes essa resposta pode ser comprometida, seja por falta de energia ou obstáculos as ondas de rádio. Ao contrário desse sistema as BAP Tags possuem uma fonte de energia própria, o que elimina a necessidade de energizar o chip através da energia do leitor.

Além disso as BAP Tag são otimizadas para um melhor "backscatter"  permitindo maior confiabilidade e taxas de leitura mais elevadas até mesmo em ambientes mais desafiadores como os que contenham líquidos e metais.

Atualmente as BAP Tags podem ser encapsuladas de diferentes formas o que traz um grande diferencial no desenvolvimento de projetos envolvendo essa tecnologia, sendo oferecida em cases rígidos ou até mesmo em rolos para pós impressão em impressoras de termo-transferência.

BAP Tags tem uma vida útil aproximada de 2 a 5 anos, dependendo do modelo de tag, em temperatura ambiente mesmo durante a leitura do tag 10.000 vezes ao dia. 

Principais Aplicações:

  • Em câmeras frias: as soluções existentes para esse segmento, sejam elas tags ativas, coletores de dados ou sensores de temperatura são falhas pois fornecem dados imprecisos e muitas vezes insuficientes. BAP tags conseguem fornecer aos gestores as informações certas no momento certo ao preço certo. 
  • Nos transportes: Rastreamento de cargas de alto valor que contenham metais ou líquidos é hoje considerado um desafio. Enquanto etiquetas passivas sofrem limitações quanto as condições ambientais as tags ativas são extremamente caras. BAP Tags são acessíveis, altamente confiáveis e descartáveis oferecendo alto desempenho mesmo em situações desafiadoras.
  • Com metais: Desde de quado o metal tornou-se um fator limitador ao RFID, gerentes de logística só possuem 2 opções: ou usam tags passivas a distâncias muito próximas (com considerável margem de não leitura) ou utilizam as caríssimas tags ativas. Com as BAP tags essas limitações foram rompidas mantendo os custos em padrões aceitáveis.
  • Em produtos químicos: As cadeias de abastecimentos das indústrias químicas estão cheias de líquidos e metais, ambientes esses que inviabilizam o uso do RFID como uma ferramenta realmente eficiente. BAP Tags propiciam maior confiabilidade, segurança aliados a fatores de forma flexíveis.
  •  Pessoas: Outro grande desafio para o RFID era o tracking de pessoas justamente pelas interferências no backscatter das tags. Com as BAP Tags esses problemas deixam de existir abrindo o leque de aplicações a níveis antes não tangíveis. Por exemplo: rastreamento de pessoas em eventos e conferências, programas de fidelidade para o varejo, etc