Como a Internet das coisas (IoT) está melhorando o Transporte e a Logística | OxxCode Mobility Solutions
Menu

Como a Internet das coisas (IoT) está melhorando o Transporte e a Logística

Desde a segurança de passageiros e gestão de frotas para processos de montagem e prazos de entrega, a indústria de transporte e logística necessita de soluções que movem suas pessoas e cargas com segurança e eficiência. Seja ar, terra ou mar, transporte e logística são componentes essenciais para a produtividade de muitas empresas e acesso a dados em tempo real é fundamental. Muitas empresas já descobriram as vantagens do uso de tecnologias móveis; no entanto, a natureza imprevisível dos custos de combustível, taxas de trabalho crescentes, aumento do tráfego e um ambiente regulatório em mudança, continuar a fazer operações desafiadoras.

Além do mais, as deficiências causadas pela falta de visibilidade criam custos consideráveis. Como as regulamentações da indústria forçam as organizações de transporte e logística a fazer mais com menos, a rentabilidade está ameaçada. No entanto, com visibilidade de pessoal, equipamentos e operações, as empresas podem melhor apoiar as operações de pico de eficiência operacional e melhorar o desempenho.

Com a solução de Internet das coisas (IoT) no lugar certo, as empresas podem conectar todos os dispositivos em uma rede centralizada, capturar e compartilhar seus dados de missão crítica, permitindo-lhes ganhar visibilidade em tempo real de suas operações.

I. VISIBILIDADE END-TO-END

Transporte e logística de empresas ao redor do globo estão focados em maximizar a eficiência da cadeia de abastecimento, afim de sustentar a rentabilidade e viabilidade. No entanto, para atingir esse nível de desempenho, eles precisam fazer melhorias. Visibilidade completa facilita decisões oportunas, mais eficazes e reduz atrasos através da detecção mais rápida de questões. Os dispositivos móveis, tais como coletores de dados RFID (identificação por rádio frequência), leitores e coletores de dados (código de barras), tornaram-se  uma grande influência na visibilidade da cadeia de suprimentos e operações.

Muitas empresas de transporte e logística que utilizam RFID hoje estão atingindo quase 100% de precisão no envio e recebimento, 99,5 % na precisão de inventário, processamento de pedidos 30% por cento mais rápido e redução de 30% nos custos trabalhistas. As tecnologias móveis fornecem as empresas a visibilidade em processos de equipamentos, estoque e negócios.

II. ARMAZÉM E QUINTAL DE GESTÃO

O armazém está no cerne das empresas de transporte e logística. Sua eficiência impacta diretamente nos custos dos negócios e na sua capacidade competitiva. Com o IoT habilitado para dispositivos móveis , projetados para rastrear os dados de inventário, equipamentos e veículos, as empresas podem dar aos seus ativos físicos voz digital. Ao converter o físico para o digital, armazéns de transporte e logística podem capturar e compartilhar seus dados de missão crítica através da nuvem, garantir que eles tenham o produto certo no lugar certo na hora certa.

Operadores em campo estão frequentemente movendo-se a pé ou em veículos, realizando manualmente suas tarefas rotineiras. Este processo é demorado e propenso a erros, o que provoca uma série de problemas relacionados a visibilidade, incluindo movimentações redundantes, congestionamento das docas, embalamento dos produtos e desperdício de combustível. Para resolver estas questões, as organizações em toda a cadeia de abastecimento estão implementando sistemas RFID que automatizam o rastreamento de ativos e facilitam a sua localização.

III. GESTÃO DE FROTA

Quando se trata de transporte e logística, gestão de frotas desempenha um papel crítico na gestão de programas de manutenção, uso diário de veículos e rotas de serviço. Afim de maximizar a produtividade e eficiência operacional, o tempo de inatividade da frota deve ser minimizado. Com leitores móveis, computadores e sistemas RFID isoladamente, as empresas podem ganhar visibilidade para seus ativos e agilizar as operações para manter sua frota em movimento.

Ao substituir as ordens de trabalho manuais e impressos por dispositivos móveis, os operadores economizam tempo e aumentam a precisão dos dados. Além disso, em tempo real, fornece uma visão exata para o histórico das  manutenções e disponibilidade de peças em estoque.